Disciplina ou Motivação Eis a Questão?






Disciplina ou Motivação Eis a Questão?

A pior coisa que pode acontecer é ser bem sucedido na coisa errada! “Eu ainda não amo meu trabalho fútil, devo estar fazendo algo errado.” “Eu devia comprar outro livro sobre motivação.” Besteira.  A resposta é a disciplina, não a motivação.

Quem espera até ter vontade de fazer as coisas para fazê-las está procrastinando. É exatamente a partir desse ato que surge o temido círculo vicioso.



A motivação é como dar corda manualmente numa manivela pesada para através disso obter uma grande força instantânea. No melhor dos casos, ela armazena e converte a energia para uma finalidade particular. Há situações onde ela é a atitude correta. Corridas olímpicas ou fugas de prisões seriam casos assim. Mas fora esses casos limítrofes, ela é uma base terrível para o funcionamento regular cotidiano e para qualquer coisa que exija resultados consistentes em longo prazo.

Em contraste a isso, a disciplina é como uma máquina que uma vez colocada em funcionamento, passa a fornecer energia ao sistema. A motivação é tentar encontrar vontade para fazer as coisas. Disciplina é fazer mesmo quando não se tem vontade, e se sentir bem depois!

Assista o vídeo:


A disciplina, é um sistema que funciona, já a motivação é semelhante aos objetivos em si. Há uma simetria. A disciplina se autoperpetua e é constante; já a motivação é uma coisa meio aos solavancos.

"A motivação, falando de modo geral, opera sob a presunção errônea de que é necessário um estado mental ou emocional particular para que uma tarefa seja realizada."

Como se cultiva disciplina? Construindo hábitos – começando com coisas bem pequenas, com que se consegue lidar e assim ganhando impulso, reinveste-se em mudanças cada vez maiores na rotina, dessa forma construindo um círculo virtuoso de retroalimentação positiva.


"A disciplina, em vez disso, separa o funcionamento externo dos sentimentos e mudanças de humor, e assim ironicamente, ao melhorar as emoções de modo consistente, evita o problema."

A motivação é uma atitude contraproducente.  O que conta é a disciplina! Quer conhecer mais o tema consulte-nos e saiba como podemos lhe ajudar.   





***